readymade 100 anos

Duchamp, um dos mais influentes artistas do século XX, sem ser espetacular, até hoje intriga a arte e historiadores. Foi o primeiro artista a responder às mudanças da era industrial. Por exemplo, em 1921, apresentou uma obra intitulada “Why not Sneeze?” (Por que não espirrar?). Trata-se de uma velha gaiola retangular de pássaros, dentro um amontoado de cubos de mármore branco parecendo açúcar, um termômetro e um osso de choco (molusco). A obra foi encomendada por Katherine Dreier para presentear sua irmã, que a recusou. Não foi um sucesso e poucas pessoas viram, acharam difícil de compreender. Em 1936 participou de uma exposição surrealista em Paris. Colocada numa vitrine ao lado de Fétiches Papuásia (estatuetas) e modelos de demonstração matemática do Instituto Científico Poincaré.

A explicação de Duchamp:” Esta pequena gaiola está cheia de cubos de açúcar….mas os cubos de açúcar são feitos de mármore e, quando se lhes pega, fica-se surpreendido pelo peso inesperado. O termômetro destina-se a registrar a temperatura do mármore” .

Não ajudou muito na época e seus vizinhos na vitrine também ficaram fora do contexto de “obras de arte”.

O primeiro readymade, assim chamado, foi a “Pá para Neve” (1916). Numa carta à irmã Suzanne, datada de 15 de janeiro de 1916; Duchamp fala da roda de bicicleta e do porta-garrafas deixados no seu estúdio na França e mais: “Aqui em Nova Yorque comprei alguns objetos de estilo semelhante e chamei-os de readymade. Tu sabes suficientemente inglês para perceberes o significado de “já acabado” que eu atribui a estes objetos – assinei-os e coloquei-lhes uma inscrição em inglês. Vou dar-te alguns exemplos: comprei uma grande pá de neve, na qual escrevi Em Antecipação ao Braço Partido (in advance of the brocken arm…Não faças um esforço demasiado para entenderes isto de uma forma romântica, ou impressionista, ou cubista, pois não tem nada a ver com isso; um outro readymade chama-se Emergência a Favor de Duas Vezes -Emergency in Favor of Twice-…)”. Objetos precedentes só se tornaram readymade em 1916, quando nomeados nesta carta.